2.17. Cadastrador Parcial - Operador


 

Dúvidas Frequentes de Acesso  

 

1 - Servidor ou Pensionista: Orientação sobre Mensagem de Erro nos Navegadores

 

Orientação sobre mensagem de erro nos navegadores

 

 

 

Recentemente, muitos servidores têm recebido mensagem de erro quando tentam acessar o sistema Sigepe/Sigac. A mensagem apresentada é “Sua conexão não é particular” ou “Sua conexão não é segura”. Ela vem ocorrendo nos navegadores mais utilizados: Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer e Safari.

Tal mensagem significa que os certificados de segurança emitidos no âmbito da ICP-Brasil utilizados nos servidores do Sigepe/Sigac não foram reconhecidos automaticamente pelos navegadores utilizados para navegação na internet.

Para que as mensagens não sejam mais apresentadas e o usuário consiga realizar o acesso ao Sigepe/Sigac, serão necessários estes procedimentos:

Atualizar a cadeia de certificados dos navegadores, seguindo os seguintes passos:

  • Passo 2: Selecionar o navegador que estiver utilizando;
  • Passo 3: Seguir as instruções apresentadas em tela.

 

Após realizar o procedimento, reinicie o navegador e realize novamente o acesso ao Sigepe/Sigac.

Para alguns navegadores, apesar da realização do procedimento anterior, a mensagem de erro será apresentada novamente. Nesse caso, clique na opção “avançado” e prossiga com o acesso.

 

2 - Servidor ou Pensionista: Criação de Senha no Sigac

 

Passo a passo para a realização do "Primeiro Acesso" no Sigac e criação de senha do usuário.

 

 

 

Índice:

1) Quem precisa criar senha no Sigac?

2) Quando utilizarei a senha do Sigac para acessar o Sigepe?

3) Como criar senha no Sigac?

 

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1) Quem precisa criar senha no Sigac? Voltar para o topo ^

Todos os servidores (ativos e aposentados) e pensionistas que precisam acessar as funcionalidades disponibilizadas pelo Sigepe, tais como: autorização de consignatária, contracheque, informe de rendimentos para Imposto de Renda, entre outros.

 

2) Quando utilizarei a senha do Sigac para acessar o Sigepe? Voltar para o topo ^

Quando você clicar no ícone Sigepe Servidor e Pensionista e aparecer a tela de acesso do Sigac, conforme figuras abaixo:

Icone_Sigepe_Servidor.png

3) Como criar senha no Sigac? Voltar para o topo ^

Passo 1: Acessar o site: https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br

Passo 2: Se possuir Certificado Digital, clicar no botão "Certificado Digital" e acesse através do seu código PIN. Não é necessário prosseguir com os demais passos

Passo 3: Selecionar a opção de "Precisa de Ajuda"

Passo 4: Selecionar a opção "Primeiro Acesso"

Passo 5. Preencher os campos solicitados: CPF e código da imagem e em seguida Clicar em "Continuar"

Passo 6. Seguir as instruções descritas na mensagem apresentadas na tela

Observações

  1. a. O sistema irá enviar um e-mail para o endereço cadastrado com um link de confirmação. Será apresentada na tela uma dica do e-mail para o qual foi enviada a mensagem, como no exemplo abaixo.

  1. b. Acessar o seu e-mail e abrir a mensagem enviada. O assunto da mensagem é: "Gestão de Acesso ¿ Solicitação de Acesso".

  1. c. Caso não receba o e-mail, observar as possíveis razões apresentadas na tela.

Passo 7: Acessar o link enviado no e-mail

Passo 8: Usuário será redirecionado para uma página de verificação do link de confirmação. Selecionar "Continuar"

Passo 9: Informar os dados cadastrais solicitados (a tela abaixo é exemplificativa. Os dados solicitados podem variar). O sistema validará os dados informados com aqueles registrados no cadastro SIAPE do usuário. Clicar em "Confirmar"

Passo 10: Cadastrar resposta a duas perguntas desafios

  1. a. Selecionar perguntas e preencher respectivas respostas;

  2. b. Estas respostas serão solicitadas nos processos de desbloqueio de e/ou cadastramento de nova senha; e

  3. c. Clicar em "Confirmar".

Passo 11: Atualizar número de telefone celular

  1. a. O número celular ajuda a manter a conta do usuário protegida. Por exemplo, pode-se enviar uma mensagem de texto para o usuário acessar a conta caso esqueça sua senha;
  2. b. Esta etapa é opcional. Pode-se selecionar o link "Pular esta Etapa" e continuar o processo; e
  3. c. Clicar em "Confirmar".

Passo 12: Cadastrar senha, preenchendo os campos "Nova Senha" e "Confirme a Nova Senha". Clicar em "Confirmar". Clicar "Sim" na tela apresentada para confirmar o cadastramento solicitado

 Passo 13: Fim do processo de Primeiro Acesso! Você será redirecionado para página de confirmação do cadastramento com sucesso da senha

 

 

3 - Servidor ou Pensionista: Atualização de Dados Cadastrais no Sigepe

 

Atualização de dados cadastrais no Sigepe por Servidor ou Pensionista, como por exemplo, e-mail, endereço, estado civil

 

 

 

Índice:

1) Quais são os dados cadastrais que posso atualizar no Sigepe?

2) Como posso consultar e atualizar os dados no Sigepe?

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1) Quais são os dados cadastrais que posso atualizar no Sigepe? Voltar para o topo ^

Você mesmo pode atualizar várias informações, como por exemplo:

- E-mail;

- Endereço;

- Estado Civil.

Para atualização dos demais dados que não sejam possíveis por meio do site, entre em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas do seu órgão. 

2) Como posso consultar e atualizar os dados no Sigepe? Voltar para o topo ^

Passo 1: Acessar o site: https://servidor.gov.br
Passo 2: Clicar no ícone "Sigepe Servidor e Pensionista"

Passo 3: Digitar suas credencias (CPF e Senha) ou entrar com Certificado Digital

Passo 4: Clicar em "Acessar"

Passo 5: Clicar em "Dados Cadastrais"

Passo 6: Clicar em "Dados Pessoais"

Passo 7: Verificar se as informações estão atualizadas

Passo 8: Caso necessite alterar algum dado, como por exemplo, o e-mail, clicar em "Atualizar" ao final da página

Passo 9: Altere a informação desejada, conforme exemplo abaixo (alteração de e-mail)

Passo 10: Após a alteração, clicar em "Gravar"

Observação: Aparecerá a imagem abaixo confirmando que a alteração foi realizada com sucesso:

 

 

4 - Servidor ou Pensionista: Acesso ao Sigepe

 

Orientações para servidores e pensionistas quanto o acesso ao Sigepe

 

 

 

Índice:

1) Como acessar o Sigepe Servidor e Pensionista?

2) Esqueci minha senha de acesso ao Sigepe Servidor e Pensionista. Como proceder?

3) Não tenho a senha de acesso ao Sigepe Servidor e Pensionista. Como proceder?

4) Minha senha de acesso ao Sigepe está bloqueada. Como faço para efetuar o desbloqueio?

5) Como alterar a minha senha?

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1) Como acessar o Sigepe Servidor e Pensionista com CPF e Senha? Voltar para o topo ^

Passo 1: Acessar o site: https://servidor.gov.br

Passo 2: Clicar no ícone "Sigepe Servidor e Pensionista"

Passo 3: Digitar suas credencias (CPF e Senha) ou entrar com Certificado Digital

Passo 4: Clicar em "Acessar"

2) Esqueci minha senha de acesso ao Sigepe Servidor e Pensionista. Como proceder? Voltar para o topo ^

Passo 1: Acessar o site: https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br

Passo 2: Selecionar a opção "Precisa de Ajuda?"

Passo 3: Selecionar a opção "Esqueci minha senha "

Passo 4: Seguir as instruções descritas na tela

3) Não tenho a senha de acesso ao Sigepe Servidor e Pensionista. Como proceder? Voltar para o topo ^

Para acessar o Sigepe Servidor e Pensionista você deverá utilizar a senha cadastrada no Sigac - Sistema de Gestão de Acesso.

Para criar uma senha no Sigac, clique aqui.

4) Minha senha de acesso ao Sigepe está bloqueada. Como faço para efetuar o desbloqueio? Voltar para o topo ^

Passo 1: Acessar o site: https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br

Passo 2: Selecionar a opção "Precisa de Ajuda?"

Passo 3: Selecionar a opção "Desbloqueio de usuário"

Passo 4: Seguir as instruções descritas na tela

 

 

5 - Servidor ou Pensionista: Política de Privacidade do aplicativo Sigepe mobile

 

Política de Privacidade do aplicativo Sigepe mobile

 

 

 

1 - As informações de acesso dos usuários do aplicativo Sigepe mobile poderão ser coletadas, utilizadas para envio de notificações e monitoramento pelas áreas de segurança da informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

2 - Nenhuma informação pessoal do usuário poderá ser compartilhada pela aplicação sob nenhuma circunstância, salvo àquela previstas em legislações específicas.

6 - Servidor ou Pensionista: Sigepe mobile

 

1) Quem pode utilizar o Sigepe mobile?

 

2) Quais são as funcionalidades do Sigepe mobile?

 

3) Em quais dispositivos pode ser utilizado o Sigepe mobile?

 

4) Qual é o custo para instalar o Sigepe mobile?

 

5) Como faço para instalar o Sigepe mobile?

 

6) Como faço para acessar o Sigepe mobile?

 

7) Como posso trocar a senha de acesso ao Sigepe mobile?

 

8) Esqueci a minha senha para entrar no Sigepe mobile. O que tenho que fazer?

 

9) Caso apareça no login do Sigepe mobile que o meu acesso está bloqueado, o que devo fazer?

 

10) Toda vez que eu acessar o Sigepe mobile tenho que colocar novamente a senha que utilizo no Sigac?

 

11) Como faço para que a minha senha não fique salva no Sigepe mobile?

 

12) Como faço para trocar o vínculo no Sigepe mobile?

 

13) Como faço para encaminhar por e-mail o meu contracheque e/ou meus informes de rendimento (Comprovante de Rendimentos e/ou Comprovante de Pensão Alimentícia e/ou Comprovante de Diárias e Ajuda de Custo) pelo Sigepe mobile?

 

14) Caso não consiga realizar o download do meu contracheque no Sigepe mobile, que procedimento devo adotar?

 

15) Caso identifique que os meus dados cadastrais estão incorretos no Sigepe mobile, que procedimento devo adotar?

 

16) Caso identifique que os meus dados financeiros (prévia e contracheque definitivo) estão incorretos no Sigepe mobile, que procedimento devo adotar?

 

17) Como é feito o cálculo do Rendimento Líquido que é apresentado no gráfico "TOTAL" do Sigepe mobile?

 

18) Não estou recebendo as notificações (push) do Sigepe mobile. O que faço?

 

19) Como faço para retirar as notificações (push) que recebo do Sigepe mobile?

 

20) Como faço para acessar os informes de rendimento (Comprovante de Rendimentos e/ou Comprovante de Pensão Alimentícia e/ou Comprovante de Diárias e Ajuda de Custo) no Sigepe mobile?

 

21) E se eu tiver mais de 1 vínculo, como faço para acessar os informes de rendimento (Comprovante de Rendimentos e/ou Comprovante de Pensão Alimentícia e/ou Comprovante de Diárias e Ajuda de Custo) do vínculo que não está aparecendo no Sigepe mobile?

 

22) Como faço para acessar a Central de Mensagens no Sigepe mobile?

 

23) Como faço o cadastramento de dispositivo móvel do Sigepe mobile?

 

24) Como faço para descadastrar o dispositivo móvel autorizado no Sigepe mobile?

 

25) Os informes de rendimento (Comprovante de Rendimentos e/ou Comprovante de Diárias e Ajuda de Custo) estão disponível em todas as versões do Sigepe mobile?

 

26) A consulta de férias está disponível em todas as versões do Sigepe mobile?

 

27) O comprovante de Pensão Alimentícia está disponível em todas as versões do Sigepe mobile?

 

28) A consulta das margens consignáveis, extrato, detalhamento e simulação de consignações estão disponíveis em todas as versões do Sigepe mobile?

 

29) A autorização e consulta de autorização de consignatários estão disponíveis em todas as versões do Sigepe mobile?

 

30) A consulta das comunicações recebidas na Central de Mensagens está disponível em todas as versões do Sigepe mobile?

 

31) A consulta, download, compartilhamento e impressão de extratos e detalhamentos das consignações encerradas a partir de Setembro de 2015 e download, compartilhamento e impressão de extratos e detalhamentos das consignações vigentes estão disponíveis em todas as versões do Sigepe mobile?

 

32) A consulta ao telefone, e-mail e endereço da Unidade Gestora (UPAG) está disponível em todas as versões do Sigepe mobile?

 

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1) Quem pode utilizar o Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

O Sigepe mobile foi desenvolvido para uso dos servidores, aposentados e pensionistas do Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal - GDF, que recebem seus vencimentos, proventos ou pensões pelo SIAPE.

 

2) Quais são as funcionalidades do Sigepe mobile?  Voltar para o topo ^

 

- Notifica (push) quando a prévia, o contracheque definitivo, os informes de rendimentos estiverem disponíveis, uma nova consignação for averbada, um novo consignatário for autorizado e uma nova comunicação chegar na Central de Mensagens;
- Permite a consulta da prévia do contracheque para que possa verificar antecipadamente se os lançamentos efetuados estão corretos;

 

Financeiro_deta_vlr_prev2

 

- Permite consulta dos contracheques dos últimos 12 meses, de forma simplificada e detalhada;

 

Home com Central de Mensagens
- Mostra gráficos detalhados dos rendimentos e descontos;

 

Financeiro_c_gráfico

 

- Permite a consulta dados cadastrais e funcionais, de acordo com o mês selecionado;

 

 

- Envia o contracheque por e-mail;
- Permite consulta, download, compartilhamento e impressão dos informes de rendimentos (Comprovante de Rendimentos e/ou Comprovante de Pensão Alimentícia e/ou Comprovante de Diárias e Ajuda de Custo);

 

Home com Central de Mensagens e destaque IR

 

- Consulta de férias, de forma simplificada e detalhada (para os órgãos que utilizam o Férias Web); 

 

Férias com Central de Mensagens

 

Férias_detalhado_homolgada

 

- Consulta, download, compartilhamento e impressão de extratos e detalhamentos de consignações vigentes e encerradas (informações a partir de Setembro de 2015), consulta de margens consignáveis, simulação de consignação, autorização e consulta de autorização de consignatário; 

 

Tela Home Consignações - Consignações Encerradas

 

Extrato Vigente com opção de download

 

Detalhamento Vigente com opção de download

 

Opções de download consignações vigentes

 

Extrato Encerrada com opção de download

 

Detalhamento Encerrada com opção de download

 

Opções de download consignações encerradas

 

- Cadastramento de dispositivo móvel;

 

Red - Cadastramento de Dispositivo Móvel - GIF

 

- Central de Mensagens; e

 

Home com Central de Mensagens Destacada

 

Opções com CM e Localizar Unidade Gestora

 

- Consulta ao telefone, e-mail e endereço da Unidade Gestora (UPAG);

 

   * Se já tiver entrado no aplicativo

 

Opções com Localizar Unidade Gestora Destacada

 

Localizar Unidade Gestora - Resultado - Vindo do Menu de Opções

 

   * Se não tiver entrado no aplicativo

 

Tela de Login com Interroga Destacado

 

Detalhamento Interroga - Localizar Unidade Gestora

 

Localizar Unidade Gestora do Interroga

 

Localizar Unidade Gestora - Resultado - Interroga

 

- Marcação de férias para os órgãos que utilizam o Férias Web (em breve). 

 

3) Em quais dispositivos pode ser utilizado o Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

O Sigepe mobile pode ser utilizado em smartphones e tablets com os seguintes sistemas operacionais:
- Android: a partir da versão 4.1 ou superior
- iOS: a partir da versão 9

 

4) Qual é o custo para instalar o Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

O Sigepe mobile é gratuito e está disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store.

 

5) Como faço para instalar o Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

Para quem tem smartphone ou tablet Android:
- entrar na loja virtual Google Play (deverá ter acesso à internet no smartphone ou tablet e cadastro ativo nesta loja);
- pesquisar pelo nome Sigepe mobile; e
- instalar o aplicativo.

 

Para quem tem smartphone ou tablet iOS:
- entrar na loja virtual App Store (deverá ter acesso à internet no smartphone ou tablet e cadastro ativo nesta loja);
- pesquisar pelo nome Sigepe mobile; e
- instalar o aplicativo.

 

Para sua segurança, a área de Segurança da Informação do Ministério do Planejamento orienta que não seja realizada a instalação em fontes desconhecidas, ou seja, o aplicativo deverá ser instalado ou atualizado somente nas lojas Google Play ou App Store. 

 

6) Como faço para acessar o Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

- instalar o aplicativo. Clique aqui para ver o procedimento;
- conectar à internet (exemplo: 3G, 4G, wi-fi);
- digitar a mesma senha criada no Sigac - Sistema de Gestão de Acesso  (gestaodeacesso.planejamento.gov.br); e
- clicar em "entrar".

 

Nova home SGP

 

Se o dispositivo móvel tiver acesso por biometria (Leitor de Digital para Android ou Touch ID/Face ID para iOS), você pode habilitar a opção para acessar.

 

Tela de Login com Biometria

 

Se nunca tiver criado uma senha no Sigac, realize o procedimento de 1º acesso. Acesse gestaodeacesso.planejamento.gov.br, selecione a opção "Primeiro Acesso" no campo "Precisa de Ajuda?" e siga as instruções apresentadas na tela.

 

Em caso de dúvidas adicionais, entre na página "Dúvidas Frequentes de Acesso" do portal do Servidor.

 

7) Como posso trocar a senha de acesso ao Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

Acesse gestaodeacesso.planejamento.gov.br, selecione a opção "Atualizar senha" no campo "Precisa de Ajuda?" e siga as instruções apresentadas na tela.

 

Em caso de dúvidas adicionais, entre na página "Dúvidas Frequentes de Acesso" do portal do Servidor.

 

8) Esqueci a minha senha para entrar no Sigepe mobile. O que tenho que fazer? Voltar para o topo ^

 

Acesse gestaodeacesso.planejamento.gov.br, selecione a opção "Esqueci minha senha" no campo "Precisa de Ajuda?" e siga as instruções apresentadas na tela.

 

Em caso de dúvidas adicionais, entre na página "Dúvidas Frequentes de Acesso" do portal do Servidor.

 

9) Caso apareça no login do Sigepe mobile que o meu acesso está bloqueado, o que devo fazer? Voltar para o topo ^

 

Acesse gestaodeacesso.planejamento.gov.br, selecione a opção "Desbloqueio de Usuário" no campo "Precisa de Ajuda?" e siga as instruções apresentadas na tela.

 

Em caso de dúvidas adicionais, entre na página "Dúvidas Frequentes de Acesso" do portal do Servidor.

 

10) Toda vez que eu acessar o Sigepe mobile tenho que colocar novamente a senha que utilizo no Sigac? Voltar para o topo ^

 

Não. Quando você acessa pela primeira vez, a senha fica gravada.

 

Somente quando você muda a senha no Sigac (casos de expiração de senha, bloqueio ou alteração) ou você já tenha clicado em "Sair" é que o Sigepe mobile pedirá para que você coloque a senha.

 

11) Como faço para que a minha senha não fique salva no Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

Você deverá entrar no menu de Opções e clicar em "Sair". Assim, quando você entrar novamente no Sigepe mobile, ele pedirá para que você coloque a senha.

 

Home com consignações - Seleção Opções

 

Menu de Opções com Sair Destacado e Localizar Unidade Gestora

 

12) Como faço para trocar o vínculo no Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

Você deverá entrar no menu de Opções e clicar em "Selecionar vínculo". O aplicativo armazenará sempre o último vínculo selecionado.

 

Home com consignações - Seleção Opções

 

Menu de Opções com Selecionar Vínculo Destacado e Localizar Unidade Gestora

 

 

13) Como faço para encaminhar por e-mail o meu contracheque e/ou meus informes de rendimento (Comprovante de Rendimentos e/ou Comprovante de Pensão Alimentícia e/ou Comprovante de Diárias e Ajuda de Custo) pelo Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

Para o contracheqeue, após visualizar o contracheque detalhado, clique no ícone de download, que estará em cima do lado direto.

 

 

Quando aparecer a mensagem "Download realizado com sucesso", clique em compartilhar e escolha a opção de e-mail.

 

 

Para o Comprovante de Rendimentos e/ou Comprovante de Diária e Ajude de Custo, clique no item em específico para abrir as opções de compartilhamento.

 

Home com Central de Mensagens e destaque IR

 

Quando aparecer a aparecer a mensagem "Download realizado com sucesso", clique em compartilhar e escolha a opção de e-mail.

 

Comprovante de Rendimento - Compartilhar

 

Para o Comprovante de Pensão Alimentícia, clique no item em específico para selecionar o beneficiário de pensão.

 

 

Clique no ícone de download que corresponde ao beneficiário de pensão.

 

Comprovante de Pensão Alimentícia - Lista

 

Quando aparecer a mensagem "Download realizado com sucesso", clique em compartilhar e escolha a opção de e-mail.

 

Comprovante de Pensão Alimentícia - Compartilhar

 

14) Caso não consiga realizar o download do meu contracheque no Sigepe mobile, que procedimento devo adotar? Voltar para o topo ^

 

Verifique se o seu smartphone ou tablet está conectado à internet (exemplo: 3G, 4G, wi-fi).

 

15) Caso identifique que os meus dados cadastrais estão incorretos no Sigepe mobile, que procedimento devo adotar?Voltar para o topo ^

 

Você deverá entrar em contato com a sua Unidade Pagadora para solicitar a correção das informações no SIAPE.

 

16) Caso identifique que os meus dados financeiros (prévia e contracheque definitivo) estão incorretos no Sigepe mobile, que procedimento devo adotar? Voltar para o topo ^

 

Você deverá entrar em contato com a sua Unidade Pagadora para solicitar a correção das informações no SIAPE.

 

17) Como é feito o cálculo do Rendimento Líquido que é apresentado no gráfico "TOTAL" do Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

Bruto - Descontos = Rendimento Líquido

 

18) Não estou recebendo as notificações (push) do Sigepe mobile. O que faço? Voltar para o topo ^

 

Acesse a configuração de notificações do seu smartphone ou tablet e habilite a opção de notificação para o Sigepe mobile.

 

Assim, você receberá as notificações (push) de quando a prévia, o contracheque definitivo e os informes de rendimentos estiverem disponíveis.

 

19) Como faço para retirar as notificações (push) que recebo do Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

Acesse a configuração de notificações do seu smartphone ou tablet e desabilite a opção de notificação para o Sigepe mobile.

 

Assim, você não receberá nenhuma notificação (push) de que a prévia e contracheque estão disponíveis.

 

20) Como faço para acessar os informes de rendimento (Comprovante de Rendimentos e/ou Comprovante de Pensão Alimentícia e/ou Comprovante de Diárias e Ajuda de Custo) no Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

Acesse o aplicativo pelo seu smartphone ou tablet e verifique na parte de baixo da tela do Financeiro as abas com as informações de Comprovante de Rendimentos, Comprovante de Pensão Alimentícia (caso tenha) e Comprovante de Diárias e Ajuda de Custo (caso tenha), clicando posteriormente na opção desejada.

 

Para o Comprovante de Rendimentos e/ou Comprovante de Diária e Ajuda de Custo, clique no item em específico para abrir as opções de compartilhamento.

 

Home com Central de Mensagens e destaque IR

 

Assim que aparecer a tela de "Download realizado com sucesso!" você poderá abrir, compartilhar ou imprimir os seus informes de rendimentos.

 

 

 

Para o Comprovante de Pensão Alimentícia, clique no item em específico para selecionar o beneficiário de pensão.

 

 

Clique no ícone de download que corresponde ao beneficiário de pensão.

 

Comprovante de Pensão Alimentícia - Lista

 

Assim que a aparecer a tela de "Download realizado com sucesso!" você pode abrir, compartilhar ou imprimir o seu Comprovante de Pensão Alimentícia.

 

21) E se eu tiver mais de 1 vínculo, como faço para acessar os informes de rendimento (Comprovante de Rendimentos e/ou Comprovante de Pensão Alimentícia e/ou Comprovante de Diárias e Ajuda de Custo) do vínculo que não está aparecendo no Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

 Acesse o aplicativo pelo seu smartphone ou tablet e verifique na parte de cima qual o vínculo que está selecionado. 
Caso você queira visualizar os dados de informe de rendimento (Comprovante de Rendimentos e/ou Comprovante de Pensão Alimentícia e/ou Comprovante de Diárias e Ajuda de Custo) de outro vínculo, clique no menu de "Opções" e posteriormente em "Selecionar vínculo" para escolher o vínculo.

 

Home com consignações - Seleção Opções

 

Menu de Opções com Selecionar Vínculo Destacado e Localizar Unidade Gestora

 

22) Como faço para acessar a Central de Mensagens no Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

Você deverá entrar no Menu de "Opções" e clicar em "Central de Mensagens".

 

Home com Central de Mensagens Destacada

 

Opções com CM e Localizar Unidade Gestora

 

23) Como faço o cadastramento de dispositivo móvel no Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

O cadastramento de dispositivo móvel é um procedimento de segurança para que você possa utilizar o seu Sigepe mobile para atividades específicas, como a autorização de um consignatário.

 

Para realizar o cadastramento, siga os passos abaixo:

 

Red - Cadastramento de Dispositivo Móvel - GIF

 

24) Como faço para descadastrar o dispositivo móvel autorizado no Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

O descadastramento de dispositivo móvel deverá ser realizado no Portal do Servidor. Após acessar o endereço www.servidor.gov.br, clicar em “Sigepe Servidor e Pensionista”, em seguida preencher o seu CPF e senha e clicar em “Acessar”.

 

Assim que o acesso por realizado com sucesso, você deverá clicar em “Gerenciamento de Dispositivos Móveis” e selecionar o dispositivo móvel que deseja “Desautorizar” ou “Excluir” a autorização realizada anteriormente, conforme telas abaixo:

 

Gerenciamento de Dispositivos Móveis - Portal do Servidor

 

Gerenciamento de Dispositivos Móveis - Opções de Desautorizar e Excluir

 

25) Os informes de rendimento (Comprovante de Rendimentos e/ou Comprovante de Diárias e Ajuda de Custo) está disponível em todas as versões do Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

 Não. Os informes de rendimentos (Comprovante de Rendimentos e/ou Comprovante de Diárias e Ajuda de Custo) estão disponíveis a partir da versão 1.0.9 do aplicativo.

 

Caso a versão instalada seja anterior a esta, você deverá atualizá-la na loja correspondente (Google Play ou App Store).
Para consultar a versão que está instalada, você deverá clicar no menu de "Opções" e posteriormente em "Sobre o Aplicativo".

 

Home com consignações - Seleção Opções

 

Menu de Opções - Seleção Sobre o Aplicativo - Com cadastramento de dispositivo móvel

 

   

 

26) A consulta de férias está disponível em todas as versões do Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

 Não. A consulta de férias está disponível a partir da versão 1.3.3 do aplicativo.

 

Caso a versão instalada seja anterior a esta, você deverá atualizá-la na loja correspondente (Google Play ou App Store).
Para consultar a versão que está instalada, você deverá clicar no menu de "Opções" e posteriormente em "Sobre o Aplicativo".

 

Home com consignações - Seleção Opções

 

Menu de Opções - Seleção Sobre o Aplicativo - Com cadastramento de dispositivo móvel

 

  Última_versão_mobile-ferias

 

27) O comprovante de Pensão Alimentícia está disponível em todas as versões do Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

 Não. O comprovante de Pensão Alimentícia está disponível a partir da versão 1.4.3 do aplicativo.

 

Caso a versão instalada seja anterior a esta, você deverá atualizá-la na loja correspondente (Google Play ou App Store).
Para consultar a versão que está instalada, você deverá clicar no menu de "Opções" e posteriormente em "Sobre o Aplicativo".

 

Home com consignações - Seleção Opções

 

Menu de Opções - Seleção Sobre o Aplicativo - Com cadastramento de dispositivo móvel

 

  Comprovante de Pensão Alimentícia - Versão

 

28) A consulta de margens consignáveis, extrato, detalhamento e simulação de consignações estão disponíveis em todas as versões do Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

 Não. A consulta das margens consignáveis, extrato, detalhamento e simulação de consignações estão disponíveis a partir da versão 1.5.0 do aplicativo.

 

Caso a versão instalada seja anterior a esta, você deverá atualizá-la na loja correspondente (Google Play ou App Store).
Para consultar a versão que está instalada, você deverá clicar no menu de "Opções" e posteriormente em "Sobre o Aplicativo".

 

Home com consignações - Seleção Opções

 

Menu de Opções - Seleção Sobre o Aplicativo - Com cadastramento de dispositivo móvel

 

  Data versão Consignações

 

29) A autorização e consulta de autorização de consignatários estão disponíveis em todas as versões do Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

Não. A autorização e consulta de autorização de consignatários estão disponíveis a partir da versão 1.6.0 do aplicativo.

 

Caso a versão instalada seja anterior a esta, você deverá atualizá-la na loja correspondente (Google Play ou App Store).

 

Para consultar a versão que está instalada, você deverá clicar no menu de "Opções" e posteriormente em "Sobre o Aplicativo".

 

Home com consignações - Seleção Opções

 

Menu de Opções - Seleção Sobre o Aplicativo - Com cadastramento de dispositivo móvel

 

Sobre o Aplicativo - Versão 1.6.0 com Autorização e Consulta Autorização Consignatário

 

30) A consulta das comunicações recebidas na Central de Mensagens está disponível em todas as versões do Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

Não. A consulta de comunicações recebidas na Central de Mensagens está disponível a partir da versão 1.7.0 do aplicativo.

 

Caso a versão instalada seja anterior a esta, você deverá atualizá-la na loja correspondente (Google Play ou App Store).

 

Para consultar a versão que está instalada, você deverá clicar no menu de "Opções" e posteriormente em "Sobre o Aplicativo".

 

Home com Central de Mensagens Destacada

 

Opções com CM e Sobre Aplicativo Destacado

 

Sobre o aplicativo - CM

 

31) A consulta, download, compartilhamento e impressão de extratos e detalhamentos das consignações encerradas a partir de Setembro de 2015 e download, compartilhamento e impressão de extratos e detalhamentos das consignações vigentes estão disponíveis em todas as versões do Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

Não. A consulta, download, compartilhamento e impressão de extratos e detalhamentos das consignações encerradas a partir de Setembro de 2015 e compartilhamento e impressão de extratos e detalhamentos das consignações vigentes estão disponíveis a partir da versão 1.8.3 do aplicativo.

 

Caso a versão instalada seja anterior a esta, você deverá atualizá-la na loja correspondente (Google Play ou App Store).

 

Para consultar a versão que está instalada, você deverá clicar no menu de "Opções" e posteriormente em "Sobre o Aplicativo".

 

 Home com Central de Mensagens Destacada

 

Opções com CM e Sobre Aplicativo Destacado

 

Tela Versão Consignações Encerradas

 

32) A consulta ao telefone, e-mail e endereço da Unidade Gestora (UPAG) está disponível em todas as versões do Sigepe mobile? Voltar para o topo ^

 

Não. A consulta ao telefone, e-mail e endereço da Unidade Gestora (UPAG) está disponível a partir da versão 1.11.4 do aplicativo.

 

Caso a versão instalada seja anterior a esta, você deverá atualizá-la na loja correspondente (Google Play ou App Store).

 

Para consultar a versão que está instalada, você deverá clicar no menu de "Opções" e posteriormente em "Sobre o Aplicativo".

 

Home com consignações - Seleção Opções

 

Menu de Opções com Sobre o Aplicativo Destacado e Localizar Unidade Gestora

 

Sobre o Aplic - Detalhamento Localizar Unidade Gestora

 

 

7 - Operador: Desbloqueio de Usuários no Sigac

 

Orientações para Desbloqueio de Usuários no Sigac

 

 

 

Índice: 

1) Para quem devo solicitar habilitação para ser um desbloqueador de acesso de usuários no Sigac?

2) Como acessar a funcionalidade de Desbloqueio de usuários no Sigac?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1) Para quem devo solicitar habilitação para ser um desbloqueador de acesso de usuários no Sigac? Voltar para o topo ^

Para o (a) Gestor (a) de Acesso Setorial (Cadastrador Parcial) do seu órgão.

2) Como acessar a funcionalidade de Desbloqueio de usuários no Sigac? Voltar para o topo ^

Passo1: Acessar o endereço eletrônico https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br

Passo 2: Realizar o acesso ao sistema utilizando a opção "Certificado Digital"

02_login.png

Passo 3: Digitar a senha do Certificado Digital (PIN ou Token Password - depende do tipo de Token) e clicar em "OK"

Passo 4: Selecionar o menu "Atribuições" e buscar a opção "Bloqueio/Desbloqueio de Usuários"

Passo 5: Preencher o campo com o CPF do usuário que se deseja pesquisar

Passo 6: Clicar em "Pesquisar Usuário"

Passo 7: No resultado da busca será apresentado quadro resumo indicando CPF, Nome e Status da identidade 

Observação: a tabela abaixo apresenta os possíveis status e descrição:

Status

Descrição

Primeiro Acesso

Usuário ainda não completou o primeiro no Sigac

Ativa

Usuário com senha ativa no Sigac

Bloqueado por erro de senha

Usuário errou a senha por sucessivas vezes

Bloqueado por erro de dados cadastrais

Usuário errou a validação de dados cadastrais por sucessivas vezes

Novo Acesso

Usuário está desbloqueado e pode cadastrar uma nova senha

acessoCertificadoDigital

Usuário realizou acesso ao sistema utilizando Certificado Digital

Bloqueio Manual

Usuário está impedido de realizar acesso ao sistema

Desabilitada

Usuário não possui habilitação ativa no Sigac

Expirada

Usuário está com senha expirada no Sigac

Excluída

Usuário está impedido de realizar acesso ao Sigac de maneira definitiva

Passo 8: Clicar em "Desbloquear"

Observação: o botão "Desbloquear" estará disponível nas seguintes condições:

a. Usuário pesquisado esteja Bloqueado por erro de senha ou Bloqueado por erro de dados cadastrais;

b. Se o desbloqueador possui habilitação para desbloquear o usuário; e

c. Quando não for atendida uma das condições anteriores, estará disponível somente o botão de "Voltar".

Passo 9: Clicar em "Sim" para confirmação da ação de desbloqueio. A identidade do usuário deve assumir o status de Novo Acesso.

 

O usuário receberá no endereço de e-mail preferencial cadastrado no Sigac uma notificação informando do desbloqueio.
 

8 - Operador: Concessão de Habilitação de Desbloqueador de Usuário no Sigac

 

Orientação para concessão de habilitação de desbloqueador de usuário no Sigac

 

 

 

Índice:

 1) Como conceder habilitação de desbloqueador de usuário no Sigac?

2) Operador não está conseguindo acesso à funcionalidade de desbloqueio de usuários no Sigac. Situação 1: operador não cadastrado?

3) Operador não está conseguindo acesso à funcionalidade de desbloqueio de usuários no Sigac. Situação 2: operador não possui habilitação manual?

4) Operador não está conseguindo acesso à funcionalidade de desbloqueio de usuários no Sigac. Situação 3: operador não possui o respectivo papel na sua habilitação manual (exemplo: DESBLOQUEADOR)?

5) Operador não está conseguindo acesso à funcionalidade de desbloqueio de usuários no Sigac.. Situação 4: operador possui habilitação manual com situação "Inativa"?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1) Como conceder habilitação de desbloqueador de usuário no Sigac? Voltar para o topo ^

Passo 1: Acessar o endereço eletrônico https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br

Observação: utilizar preferencialmente os navegadores Firefox (a partir da versão 27) e Chrome (a partir da versão 22).

Passo 2: Realizar o acesso ao sistema, utilizando a opção de acesso com Certificado Digital

 Passo 3: Consultar o cadastro do usuário no Sigac:

a.         Selecionar o menu "Atribuições" e buscar a opção "Usuários"

b.         No campo de pesquisa de usuário, inserir o respectivo CPF e selecionar "Pesquisar Usuário"

i.          Para os usuários que possuem cadastro ativo no SIAPE, os campos do cadastro SIGAC serão automaticamente preenchidos 

*          Se o usuário ainda não estiver cadastrado no Sigac, selecionar "Inserir" no final da página e prosseguir para a próxima etapa 

ATENÇÃO: As alterações cadastrais dos usuários que sejam necessárias devem ser realizadas no cadastro SIAPE.  Não é permitida a alteração de dados cadastrais dos usuários a partir do cadastro SIGAC. 

ii.         Para os usuários que não possuem cadastro ativo no SIAPE, os campos do cadastro Sigac devem ser preenchidos manualmente

*          Os campos com marcação "*" são de preenchimento obrigatório

*          Após preenchimento dos campos, clicar em "Inserir" no final da página e prosseguir para a próxima etapa

Passo 4: Conceder habilitação para o usuário:

a.         Selecionar o menu "Atribuições" e buscar a opção "Habilitações"

b.         No campo de pesquisa, selecionar o sistema GERID e inserir o CPF do usuário. Clicar em "Pesquisar"

c.         Se nenhum registro com habilitação do tipo "Manual" for encontrado, seguir para o passo 5

d.         Se for encontrado registro com habilitação do tipo "Manual" com nível de acesso "Setorial", seguir para o passo 6

Passo 5: Selecionar "Nova", disponível abaixo do quadro pesquisar:

a.         No quadro "Pesquisar", preencher o campo de CPF/CNPJ com os dados do usuário. Clicar em "Pesquisar Usuário"

b.         No quadro "Dados da Habilitação", os campos Sistema e Nível de Acesso devem ser preenchidos conforme destacado a seguir:

i.          Sistema: GERID

ii.         Nível de acesso: Setorial

iii.        Os demais campos devem ser preenchidos de acordo com as informações e necessidades do usuário

c.         Clicar em "Continuar"

d.         No quadro "Papéis da Habilitação" selecionar:

i.          Subsistema GID, papel:

*          DESBLOQUEADOR

ii.         Clicar em "Continuar" no final da página

e.         Será apresentado um resumo das informações selecionadas nos passos anteriores

i.          Conferir se os dados apresentados estão de acordo com o desejado. Caso identificado a necessidade de alguma alteração, selecionar "Voltar"

ii.         Clicar em "Confirmar" no final da página

Passo 6: Usuários que já possuem habilitação do tipo "Manual" no GERID com nível de acesso "Setorial"

a.         Marcar a habilitação do tipo "Manual" com nível de acesso "Setorial". Selecionar "Alterar" no final da página

b.         No quadro "Dados da Habilitação", verificar a necessidade de alteração de algum campo

c.         Clicar em "Continuar"

d.         No quadro "Papéis da Habilitação" selecionar:

i.          Subsistema GID, papel:

*          DESBLOQUEADOR

ii.         Clicar em "Continuar" no final da página

e.         Será apresentado um resumo das informações selecionadas nos passos anteriores

i.          Conferir se os dados apresentados estão de acordo com o desejado. Caso identificada a necessidade de alguma alteração, selecionar "Voltar"

ii.         Clicar em "Confirmar" no final da página

2) Operador não está conseguindo acesso à funcionalidade de desbloqueio de usuários no Sigac. Situação 1: operador não cadastrado Voltar para o topo ^

Passo 1: Acessar o endereço eletrônico https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br

Observação: utilizar preferencialmente os navegadores Firefox (a partir da versão 27) e Chrome (a partir da versão 22).

Passo 2: Realizar o acesso ao sistema, utilizando a opção de acesso com Certificado Digital

Passo 3: Selecionar a opção de "Habilitações", disponível no menu "Atribuições"

Passo 4: Selecionar o sistema "Sigepe" e preencher em seguida o CPF do usuário que será pesquisado. Se for desejado pesquisar habilitações já encerradas, o campo "Incluir habilitações encerradas" também deve ser selecionado

Passo 5: Clicar em "Pesquisar"

Passo 6: Se aparecer a mensagem "O usuário informado não está cadastrado no SIGAC", seguir o procedimento do "Passo 3 da Pergunta 1"

 

3) Operador não está conseguindo acesso à funcionalidade de desbloqueio de usuários no Sigac. Situação 2: operador não possui habilitação manual. Voltar para o topo ^

Passo 1: Acessar o endereço eletrônico https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br

            Observação: utilizar preferencialmente os navegadores Firefox (a partir da versão 27) e Chrome (a partir da versão 22).

Passo 2: Realizar o acesso ao sistema, utilizando a opção de acesso com Certificado Digital

Passo 3: Selecionar a opção de "Habilitações", disponível no menu "Atribuições"

Passo 4: Selecionar o sistema "Sigepe" e preencher em seguida o CPF do usuário que será pesquisado. Se for desejado pesquisar habilitações já encerradas, o campo "Incluir habilitações encerradas" também deve ser selecionado

Passo 5: Clicar em "Pesquisar"

 

Passo 6: Caso o resultado apresente apenas habilitação do Tipo "Automática", siga o procedimento de "Passo 5 da Pergunta 1"

4) Operador não está conseguindo acesso à funcionalidade de desbloqueio de usuários no Sigac. Situação 3: operador não possui o respectivo papel na sua habilitação manual (exemplo: DESBLOQUEADOR). Voltar para o topo ^

Passo 1: Acessar o endereço eletrônico https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br

Observação: utilizar preferencialmente os navegadores Firefox (a partir da versão 27) e Chrome (a partir da versão 22).

Passo 2: Realizar o acesso ao sistema, utilizando a opção de acesso com Certificado Digital

Passo 3: Selecionar a opção de "Habilitações", disponível no menu "Atribuições"

Passo 4: Selecionar o sistema "GERID" e preencher em seguida o CPF do usuário que será pesquisado. Se for desejado pesquisar habilitações já encerradas, o campo "Incluir habilitações encerradas" também deve ser selecionado

Passo 5: Clicar em "Pesquisar"

Passo 6: Selecionar habilitação do Tipo "Manual" e clicar em "Exibir Detalhes"

Passo 7: Caso no campo "Papéis associados à Habilitação" não conste o papel "DESBLOQUEADOR", seguir o procedimento de "Passo 6 - Pergunta 1" para incluir o papel DESBLOQUEADOR

 

5) Operador não está conseguindo acesso a uma funcionalidade no Sigepe Gestão de Pessoas (exemplo: Desbloqueio de Usuários). Situação 4: operador possui habilitação manual com situação "Inativa". Voltar para o topo ^

Passo 1: Acessar o endereço eletrônico https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br

Observação: utilizar preferencialmente os navegadores Firefox (a partir da versão 27) e Chrome (a partir da versão 22).

Passo 2: Realizar o acesso ao sistema, utilizando a opção de acesso com Certificado Digital

Passo 3: Selecionar a opção de "Habilitações", disponível no menu "Atribuições"

Passo 4: Selecionar o sistema "GERID" e preencher em seguida o CPF do usuário que será pesquisado. Se for desejado pesquisar habilitações já encerradas, o campo "Incluir habilitações encerradas" também deve ser selecionado

Passo 5: Clicar em "Pesquisar"

Passo 6: Verifique se a habilitação do tipo "Manual" está com situação "Inativa". Em caso afirmativo, clicar em "Ativar" e em seguida, na tela de confirmação, clicar em "Confirmar" :

 

 

9 - Operador: Concessão de Habilitação no Sigepe utilizando o Sigac

 

Orientações para usuários operadores concederem habilitação no Sigepe utilizando o Sigac

 

 

 

Índice

1) Como conceder habilitação para um usuário operador no Sigepe Gestão de Pessoas (exemplo: CSGGTUPAG - Gestor Upag (apuração de irregularidades de consignações))?

2) Operador não está conseguindo acesso a uma funcionalidade  no Sigepe Gestão de Pessoas. Situação 1: operador não cadastrado?

3) Operador não está conseguindo acesso a uma funcionalidade no Sigepe Gestão de Pessoas . Situação 2: operador não possui habilitação manual?

4) Operador não está conseguindo acesso a uma funcionalidade no Sigepe Gestão de Pessoas . Situação 3: operador não possui o respectivo papel na sua habilitação manual?

5) Operador não está conseguindo acesso a uma funcionalidade no Sigepe Gestão de Pessoas. Situação 4: operador possui habilitação manual com situação "Inativa"?

6) Como alterar uma habilitação do tipo "Manual" no Sigac?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1) Como conceder habilitação para um usuário operador no Sigepe Gestão de Pessoas (exemplo: CSGGTUPAG - Gestor UPAG (apuração de irregularidades de consignações))? Voltar para o topo ^

Passo 1: Acessar o endereço eletrônico https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br

Observação: utilizar preferencialmente os navegadores Firefox (a partir da versão 27) e Chrome (a partir da versão 22).

Passo 2: Realizar o acesso ao sistema, utilizando a opção de acesso com Certificado Digital

 

Passo 3: Consultar o cadastro do usuário no Sigac:

a.         Selecionar o menu "Atribuições" e buscar a opção "Usuários"

b.         No campo de pesquisa de usuário, inserir o respectivo CPF e selecionar "Pesquisar Usuário"

i.          Para os usuários que possuem cadastro ativo no SIAPE, os campos do cadastro SIGAC serão automaticamente preenchidos 

*          Se o usuário ainda não estiver cadastrado no Sigac, selecionar "Inserir" no final da página e prosseguir para a próxima etapa

 ATENÇÃO: As alterações cadastrais dos usuários que sejam necessárias devem ser realizadas no cadastro SIAPE.  Não é permitida a alteração de dados cadastrais dos usuários a partir do cadastro SIGAC. 

ii.         Para os usuários que não possuem cadastro ativo no SIAPE, os campos do cadastro Sigac devem ser preenchidos manualmente

*          Os campos com marcação "*" são de preenchimento obrigatório

*          Após preenchimento dos campos, clicar em "Inserir" no final da página e prosseguir para a próxima etapa

Passo 4: Conceder habilitação para o usuário:

a.         Selecionar o menu "Atribuições" e buscar a opção "Habilitações"

b.         No campo de pesquisa, selecionar o sistema SIGEPE e inserir o CPF do usuário. Clicar em "Pesquisar"

c.         Se nenhum registro com habilitação do tipo "Manual" for encontrado, seguir para o passo 5

d.         Se for encontrado registro com habilitação do tipo "Manual" com nível de acesso "Órgão", seguir para o passo 6

Passo 5: Selecionar "Nova", disponível abaixo do quadro pesquisar:

a.         No quadro "Pesquisar", preencher o campo de CPF/CNPJ com os dados do usuário. Clicar em "Pesquisar Usuário"

b.         No quadro "Dados da Habilitação", os campos Sistema e Nível de Acesso devem ser preenchidos conforme destacado a seguir:

i.          Sistema: SIGEPE

ii.         Nível de acesso: Órgão

iii.        Os demais campos devem ser preenchidos de acordo com as informações e necessidades do usuário

c.         Clicar em "Continuar"

d.         No quadro "Papéis da Habilitação" selecionar:

i.          Subsistema CONSIGNACOES, papel:

*          CSGGTUPAG

ii.         Clicar em "Continuar" no final da página

e.         Será apresentado um resumo das informações selecionadas nos passos anteriores

i.          Conferir se os dados apresentados estão de acordo com o desejado. Caso identificada a necessidade de alguma alteração, selecionar "Voltar"

ii.         Clicar em "Confirmar" no final da página

Passo 6: Usuários que já possuem habilitação do tipo "Manual" no SIGEPE com nível de acesso "Órgão"

a.         Marcar a habilitação do tipo "Manual" com nível de acesso "Órgão". Selecionar "Alterar" no final da página

b.         No quadro "Dados da Habilitação", verificar a necessidade de alteração de algum campo

c.         Clicar em "Continuar"

d.         No quadro "Papéis da Habilitação" selecionar:

i.          Subsistema CONSIGNACOES, papel:

*          CSGGTUPAG

ii.         Clicar em "Continuar" no final da página

e.         Será apresentado um resumo das informações selecionadas nos passos anteriores

i.          Conferir se os dados apresentados estão de acordo com o desejado. Caso identificada a necessidade de alguma alteração, selecionar "Voltar"

ii.         Clicar em "Confirmar" no final da página

2) Operador não está conseguindo acesso à uma funcionalidade no Sigepe Gestão de Pessoas. Situação 1: operador não cadastrado Voltar para o topo ^

Passo 1: Acessar o endereço eletrônico https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br

Observação: utilizar preferencialmente os navegadores Firefox (a partir da versão 27) e Chrome (a partir da versão 22).

Passo 2: Realizar o acesso ao sistema, utilizando a opção de acesso com Certificado Digital

Passo 3: Selecionar a opção de "Habilitações", disponível no menu "Atribuições"

Passo 4: Selecionar o sistema "Sigepe" e preencher em seguida o CPF do usuário que será pesquisado. Se for desejado pesquisar habilitações já encerradas, o campo "Incluir habilitações encerradas" também deve ser selecionado

Passo 5: Clicar em "Pesquisar"

Passo 6: Se aparecer a mensagem "O usuário informado não está cadastrado no SIGAC", seguir o procedimento do "Passo 3 da Pergunta 1"

3) Operador não está conseguindo acesso a uma funcionalidade no Sigepe Gestão de Pessoas (exemplo: Desbloqueio de Usuários). Situação 2: operador não possui habilitação manual.  Voltar para o topo ^

Passo 1: Acessar o endereço eletrônico https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br

            Observação: utilizar preferencialmente os navegadores Firefox (a partir da versão 27) e Chrome (a partir da versão 22).

Passo 2: Realizar o acesso ao sistema, utilizando a opção de acesso com Certificado Digital

Passo 3: Selecionar a opção de "Habilitações", disponível no menu "Atribuições"

Passo 4: Selecionar o sistema "Sigepe" e preencher em seguida o CPF do usuário que será pesquisado. Se for desejado pesquisar habilitações já encerradas, o campo "Incluir habilitações encerradas" também deve ser selecionado

Passo 5: Clicar em "Pesquisar"

 

Passo 6: Caso o resultado apresente apenas habilitação do Tipo "Automática", siga o procedimento de "Passo 5 da Pergunta 1"

4) Operador não está conseguindo acesso a uma funcionalidade no Sigepe Gestão de Pessoas. Situação 3: operador não possui o respectivo papel na sua habilitação manual .  Voltar para o topo ^

Passo 1: Acessar o endereço eletrônico https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br

Observação: utilizar preferencialmente os navegadores Firefox (a partir da versão 27) e Chrome (a partir da versão 22).

Passo 2: Realizar o acesso ao sistema, utilizando a opção de acesso com Certificado Digital

Passo 3: Selecionar a opção de "Habilitações", disponível no menu "Atribuições"

Passo 4: Selecionar o sistema "Sigepe" e preencher em seguida o CPF do usuário que será pesquisado. Se for desejado pesquisar habilitações já encerradas, o campo "Incluir habilitações encerradas" também deve ser selecionado

Passo 5: Clicar em "Pesquisar"

Passo 6: Selecionar habilitação do Tipo "Manual" e clicar em "Exibir Detalhes"

Passo 7: Caso no campo "Papéis associados à Habilitação" não conste o papel necessário (Ex: CSGGTUPAG), seguir o procedimento de "Como alterar uma habilitação no Sigac (Pergunta 6)" para incluir o papel CSGGTUPAG.

 

5) Operador não está conseguindo acesso a uma funcionalidade no Sigepe Gestão de Pessoas . Situação 4: operador possui habilitação manual com situação "Inativa".  Voltar para o topo ^

Passo 1: Acessar o endereço eletrônico https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br

Observação: utilizar preferencialmente os navegadores Firefox (a partir da versão 27) e Chrome (a partir da versão 22).

Passo 2: Realizar o acesso ao sistema, utilizando a opção de acesso com Certificado Digital

Passo 3: Selecionar a opção de "Habilitações", disponível no menu "Atribuições"

Passo 4: Selecionar o sistema "Sigepe" e preencher em seguida o CPF do usuário que será pesquisado. Se for desejado pesquisar habilitações já encerradas, o campo "Incluir habilitações encerradas" também deve ser selecionado

Passo 5: Clicar em "Pesquisar"

Passo 6: Verifique se a habilitação do tipo "Manual" está com situação "Inativa". Em caso afirmativo:

 

6) Como alterar uma habilitação do tipo "Manual" no Sigac?  Voltar para o topo ^

Passo 1: Acessar o endereço eletrônico https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br

            Observação: utilizar preferencialmente os navegadores Firefox (a partir da versão 27) e Chrome (a partir da versão 22).

Passo 2: Realizar o acesso ao sistema, utilizando a opção de acesso com Certificado Digital

Passo 3: Selecionar a opção de "Habilitações", disponível no menu "Atribuições"

Passo 4: Selecionar o sistema desejado e preencher em seguida o CPF do usuário que será pesquisado

Passo 5: Clicar em "Pesquisar"

a.      Como resultado será apresentado quadro resumo com a lista de habilitações do respectivo usuário, conforme exemplo abaixo:

Passo 6: Para alterar uma habilitação manual:

a. Selecione a respectiva habilitação e clique em "Alterar"

b.      Em seguida serão apresentadas telas que permitem a alteração de alguns parâmetros na habilitação;

c.      Após revisão dos respectivos parâmetros, deve clicar em "Continuar" ao final de cada tela para seguir no processo de alteração;

d.      Ao final será apresentada uma tela resumo de confirmação da ação;

e.      Clique em "Confirmar" para executar o procedimento.

10 - Operador: Desbloqueio de usuários servidores/aposentados/pensionistas no Sigepe

 

Orientações para realização do desbloqueio de usuários servidores/aposentados/pensionistas no Sigepe

 

 

 

Índice:

1) Para quem devo solicitar habilitação para ser um desbloqueador de acesso de servidores/aposentados/pensionistas no Sigepe?

2) Como acessar a funcionalidade de Desbloqueio de servidores/aposentados/pensionistas no Sigepe?

 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1) Para quem devo solicitar habilitação para ser um desbloqueador de acesso de servidores/aposentados/pensionistas no Sigepe? Voltar para o topo ^

Para o (a) Gestor (a) de Acesso Setorial (Cadastrador Parcial) do seu órgão.

2) Como acessar a funcionalidade de Desbloqueio de servidores/aposentados/pensionistas no Sigepe? Voltar para o topo ^

O desbloqueio de usuário deve ser feito no Sigac.

Clique aqui para ver o procedimento.

 

11 - Operador: Usuário sem permissão de acesso ao Sigepe Gestor

 

1. Acesso sem permissão ao Sigepe Gestor. Como proceder?

 

Se você tentar acessar o Sigepe Gestor e for apresentada a mensagem abaixo, deverá entrar em contato com o Gestor de Acesso Setorial (Cadastrador Parcial) do seu órgão para solicitar o acesso ao módulo desejado.

 

Sigepe_sem_permissao.png

 

 

12 - Operador: Solicitação de Acesso ao Sigepe Gestor

 

Para solicitações de acesso ao Sigepe Gestor, preencher formulário de solicitação de acesso e encaminhar ao Gestor de Acesso Setorial do seu Órgão/Upag:

 

Formulário de solicitação de acesso:

 

 

 
As solicitações que demandam tratamento pelo Órgão Central (exemplo: nível Geral) devem ser encaminhadas via Formulário Eletrônico da Central SIPEC, seguindo as instruções descritas no item "Orientações para o envio das solicitações à Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP utilizando o Formulário Eletrônico Central SIPEC.

 

Orientações para envio das solicitações de acesso à SGP/MP

 

  • Acesse a página da Central SIPEC;
  • Clique na opção Central SIPEC - Formulário Eletrônico;
  • Realize acesso na Central SIPEC, informando Usuário e Senha;
  • Clique na opção Central SIPEC;
  • Clique na opção Órgão/UPAG/Cadastrador Parcial/Gestor de Imóveis Funcionais;
  • Clique na opção SIGAC ;
  • Na opção Assunto, selecione "Solicitar Habilitação para o Sigepe";
  • Anexe o formulário de acesso devidamente preenchido e assinado;
  • Os formulários originais deverão ser arquivados pelas unidades de recursos humanos, não sendo mais necessário o envio dos mesmos em papel para Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP/MP (conforme Comunica de 17 de julho de 2015).

 

 

13 - Operador: Solicitação de Acesso ao Siape, SiapeNet, Extrator de Dados e DW

 

Operador: Solicitação de Acesso ao Siape, SiapeNet, Extrator de Dados e DW

 
 

Para solicitações de acesso ao Siape, Extrator de Dados e DW, observar os procedimentos abaixo:

Sistema

Nível de Acesso

Quem processa

Procedimento

Siape ou SiapeNet

Geral

Gestor de Acesso Central 
(Cadastrador Geral)

Preencher formulário 1 de solicitação de acesso, encaminhar à SGP/MP via formulário eletrônico da Central SIPEC e arquivá-lo na Upag. Caso não possua certificado digital, veja as instruções no item "Operador: Acesso via Certificado Digital" clicando neste link.

Órgãos e Vinculados ou Inferiores

Gestor de Acesso Setorial
(Cadastrador Parcial)

Preencher formulário 2 de solicitação de acesso e encaminhar ao Gestor de Acesso Setorial da sua Upag. Caso não possua certificado digital, veja as instruções no item "Operador: Acesso via Certificado Digital" clicando neste link.

DW Geral e Órgão Gestor de Acesso Central
(Cadastrador Geral)
Preencher formulário 1 de solicitação de acesso, encaminhar à SGP/MP via formulário eletrônico da Central SIPEC e arquivá-lo na Upag.

Extrator de Dados

Geral e Órgão

Gestor de Acesso Central
(Cadastrador Geral)

Preencher formulário 1 de solicitação de acesso, encaminhar à SGP/MP via formulário eletrônico da Central SIPEC e arquivá-lo na Upag.

Formulários de solicitação de acesso:

Este formulário deve ser utilizado exclusivamente para solicitar acesso ao Siape ou SiapeNet pelos seguintes atores:

  • Órgãos de controle;
  • Operadores dos sistemas Extrator de Dados e Data Warehouse (DW);
  • Operadores em exercício na Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP/MP.

Para encaminhamento do Formulário Eletrônico do Alô Segep, seguir as instruções descritas no item "Orientações para o envio das solicitações à SGP utilizando o Formulário Eletrônico Central SIPEC".

 

Este formulário poderá ser utilizado para solicitar acesso ao Siape ou SiapeNet para níveis de Órgão e Vinculados ou Inferiores.

A solicitação deverá ser encaminhada ao Gestor de Acesso Setorial (Cadastrador Parcial) do Órgão, não sendo necessário o envio do mesmo à SGP/MP.

 

Orientações para envio das solicitações de acesso à SGP/MP

  • Acesse a página da CENTRAL SIPEC;
  • Clique na opção Central SIPEC - Formulário Eletrônico;
  • Realize acesso na Central SIPEC, informando Usuário e Senha;
  • Clique na opção Central SIPEC;
  • Clique na opção Órgão/UPAG/Cadastrador Parcial/Gestor de Imóveis Funcionais;
  • Clique na opção  Senha SIAPE/DW/Extrator de Dados - Orientações sobre Senha SIAPE/DW/Extrator de Dados;
  • Anexe o formulário de acesso devidamente preenchido e assinado;
  • Os formulários originais deverão ser arquivados pelas unidades de recursos humanos, não sendo mais necessário o envio dos mesmos em papel para a Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP/MP (conforme Comunica de 17 de julho de 2015). 

 

 
 
Para solicitações de acesso ao Siape Saúde (Siass), observar os procedimentos abaixo:
 

Sistema

Perfil de Acesso

Quem concede o acesso

Procedimento

Siape Saúde

(Siass)

Gestor de Sistema - SGP/MP

Gestor do Portal Siass - SGP/MP

Gestor de Acesso Central
(Cadastrador Geral)

Preencher formulário de solicitação de acesso, encaminhar à SGP/MP via formulário eletrônico da Central SIPEC e arquivá-lo na Unidade.

Administrativo da Unidade

Gestor da Unidade Siass

Equipe Multiprofissional

Perito (Médico/Cirurgião Dentista)

Médico (Exame Periódico)

Equipe Multiprofissional de Promoção à Saúde

Gestor de Acesso Setorial
(Cadastrador Parcial)

Preencher formulário de solicitação de acesso e encaminhar ao Gestor de Acesso Setorial da sua Upag.


 

 Para encaminhamento do Formulário Eletrônico da Central SIPEC, seguir as instruções descritas no item "Orientações para o envio das solicitações à SGP utilizando o Formulário Eletrônico Central SIPEC".

 Orientações para envio das solicitações de acesso à SGP/MP

  • Acesse a página da Central SIPEC;
  • Clique na opção Central SIPEC - Formulário Eletrônico;
  • Realize acesso na Central SIPEC, informando Usuário e Senha;
  • Clique na opção Central SIPEC;
  • Clique na opção Órgão/UPAG/Cadastrador Parcial/Gestor de Imóveis Funcionais;
  • Clique na opção SIASS - Solicitações sobre SIASS;
  • Na opção Assunto, selecione "Senha";
  • Anexe o formulário de acesso devidamente preenchido e assinado;
  • Os formulários originais deverão ser arquivados pelas unidades de recursos humanos, não sendo mais necessário o envio dos mesmos em papel para a Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP/MP (conforme Comunica de 17 de julho de 2015).
 
 

15 - Operador: Solicitação de Acesso de Gestor Setorial de Acesso (Cadastrador Parcial)

 

 

Para solicitações de acesso de Gestor Setorial de Acesso (Cadastrador Parcial) para o Siape, Siape Saúde (Siass), Sigepe Gestor e Siorg, observar os procedimentos abaixo:

 

Sistema Perfil de Acesso Quem processa? Procedimento
Siape. Siass, Sigepe e AFD.
Gestor de Acesso Setorial/Seccional (Cadastrador Parcial) Gestor de Acesso Central (Cadastrador Geral)

Preencher formulário de solicitação de acesso, encaminhar à SGP/MP via formulário eletrônico da Central SIPEC e arquivá-lo na unidade

 

Formulário de solicitação de acesso:

 

·         Formulário Gestor de Acesso Setorial (Versão 1.9)

 

Para encaminhamento do Formulário Eletrônico da Central SIPEC, seguir as instruções descritas no item "Orientações para o envio das solicitações à SGP" utilizando o Formulário Eletrônico da Central SIPEC.

 

Orientações para envio das solicitações de acesso à SGP/MP

 

- Acesse a página da Central SIPEC;

 

- Clique na opção Central SIPEC - Formulário Eletrônico;

 

- Realize acesso na Central SIPEC, informando Usuário e Senha;

 

- Clique na opção Central SIPEC;

 

- Clique na opção Órgão/UPAG/Cadastrador Parcial/Gestor de Imóveis Funcionais;

 

- Clique na opção Cadastrador Parcial;

 

-  Selecione qual (ais) sistemas deseja atuar como Gestor de Acesso (Cadastrador Parcial);

 

-  Anexe o formulário de acesso devidamente preenchido e assinado;

 

Os formulários originais deverão ser arquivados pelas unidades de recursos humanos, não sendo mais necessário o envio dos mesmos em papel para a Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP/MP (conforme Comunica de 17 de julho de 2015).

 

 

16 - Operador: Solicitação de Acesso ao AFD

 

 

Para solicitações de acesso ao AFD, observar os procedimentos abaixo:

 

Sistema

Nível de Acesso

Quem processa

Procedimento

 

 

AFD

Básico AFD

Operador AFD

Gestor de Acesso Setorial
(Cadastrador Parcial)

 

Preencher Formulário de solicitação de acesso e encaminhar ao Gestor de Acesso Setorial da sua Upag.

 

 

 Controle Interno (CGU)

e Controle Externo (TCU)

 

 

Gestor Central

Preencher Formulário de solicitação de acesso e encaminhar segrt.afd@planejamento.gov.br.

 

 

 

 

 

 

Índice:

1) Para quais usuários o uso do certificado digital é obrigatório?

2) Como solicitar um certificado digital?

3) Quais entidades certificadoras o meu órgão de exercício pode entrar em contato para realizar a emissão do certificado digital?

4) O que é preciso fazer para utilizar o certificado digital na minha estação de trabalho?

5) Como instalar o drive do meu Token?

6) Como instalar a cadeia de certificados na minha estação de trabalho?

7) Como utilizar o certificado digital para acesso ao sistema?

8) Qual a diferença entre Emissão, Reemissão e Renovação?

9) Como devo proceder para solicitar a Reemissão ou Renovação de certificado digital?

10) Esqueci a senha do meu token. Como proceder?

11) Meu token está bloqueado. Como proceder?

12) Perdi meu token ou meu token foi roubado. Como proceder?

13)  Token não funciona. Como proceder?

14) Minha habilitação no sistema foi excluída devido a modificações no meu cadastro. Como proceder?

15) O sistema apresenta mensagem alertando do vencimento do certificado digital. Como proceder?

16) Recebi um e-mail informando sobre a expiração do certificado. Como proceder?

17) Meu certificado digital (TOKEN) não é identificado pelo navegador.Como proceder?

18) Como solicitar a revogação do meu certificado digital?

19) Navegadores para utilização do Token

20) Versão JAVA para utilização do Token

21)Instrução para uso de certificado Digital no Mozilla Firefox (versão 45.0)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1) Para quais usuários o uso do certificado digital é obrigatório? Voltar para o topo ^

Todo acesso ao SIAPE (SIAPENet Órgão e SIAPE Grande Porte), Sigac (Sistema de Gestão de Acesso) e SIGEPE Gestor efetuado por "usuário órgão" (operadores SIAPE) deve ser realizado obrigatoriamente com o uso de certificado digital. Para maior detalhamento, favor consultar os Comunicas nº 553743, 553917 e 555382.

2) Como solicitar um certificado digital? Voltar para o topo ^

Você deverá solicitar ao seu próprio órgão de exercício a emissão do certificado digital para acessar o SIAPE e/ou  Sigac e/ou SIGEPE, pois conforme informado em 08/11/2016 pelo Comunica 557781, considerando o disposto nos Ofícios Circulares nº 300/2016 e nº 468/2016 da Secretaria de Tecnologia da Informação – STI/MP, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – MP adotou uma nova estratégia de operação e execução da certificação digital nos sistemas estruturantes, elegendo um modelo de gestão descentralizado, tendo as Subsecretarias de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), ou órgãos equivalentes, como agentes indutores do processo.

Diante do exposto, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão deixou de custear os certificados digitais dos usuários dos sistemas estruturantes, incluindo o SIAPE e SIGEPE, de outros órgãos a partir de 1º de janeiro de 2017.

Observação: o usuário órgão que já possui certificado digital válido do tipo A3 para acessar os sistemas SCDP, COMPRASNET, SIASG, AFD/SGS, DTI/Infra/SPU, SDH, SICONV ou emitido em quaisquer das Autoridades Certificadoras credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI, não precisará solicitar outro certificado, haja vista que o mesmo poderá ser utilizado para acessar o SIAPE.

3) Quais entidades certificadoras o meu órgão de exercício pode entrar em contato para realizar a emissão do certificado digital?  Voltar para o topo ^

O seu órgão de exercício poderá emitir certificado digital com qualquer entidade que emita certificado digital do tipo A3, emitido dentro da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Caso o seu órgão de exercício decida por continuar a realizar a emissão do certificado no Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), deverá entrar no site abaixo para realizar a solicitação:

http://www.serpro.gov.br/clientes/certificacao_digital/

4) O que é preciso fazer para utilizar o certificado digital na minha estação de trabalho?  Voltar para o topo ^

Para utilizar o certificado digital na sua estação de trabalho, o usuário órgão deverá seguir os procedimentos descritos a seguir:

Passo 1: Instalar driver do Token

Para acessar o SIAPE utilizando-se do certificado digital será necessário configurar a estação de trabalho para o uso do certificado antes de acessar o SIAPENET. A configuração consiste na instalação do driver do Token utilizado.

Na maioria dos casos a instalação deverá ser feita pela área de informática do respectivo órgão ou entidade, considerando a necessidade de possuir permissões de administrador do computador no qual está sendo instalado o driver.

Abaixo estão os links para instalação de acordo com o modelo do Token utilizado:

 
Driver Windows 32 bits (token SafeSign e-gov)
Driver Windows 64 bits (token SafeSign e-gov)
Driver Linux (token SafeSign e-gov)
Driver Mac OS (token SafeSign e-gov)

Driver GDStarsign 32 bits (Token Safesign e-Gov)

Driver GDStarsign 64 bits (Token Safesign e-Gov)

 
Driver Windows 32 bits (token SafeNet e-gov)
Driver Windows 64 bits (token SafeNet e-gov)
 
Driver Windows 32 bits
Driver Windows 64 bits
Driver Linux
Driver Mac OS

Passo 2: Instalar a cadeia de certificados

A autenticação por meio do uso do certificado digital precede de instalação da cadeia de certificados da Autoridade Certificadora, no navegador (browser) da estação de trabalho do operador.

A instalação pode ser feita através do sítio da Autoridade Certificadora SERPROACF.

Na tela da Autoridade Certificadora SERPRO, clicar no link Baixar Cadeia, e instalar as três cadeias constantes do grupo "Cadeia de Certificados emitida em 21/11/2011 com Algoritmos SHA2" apresentadas a seguir:

- ACRaiz Brasileira - ICP-Brasilv2

- Autoridade Certificadora SERPROv3
- Autoridade Certificadora SERPRO Final v3
Visualizar o passo a passo da instalação das cadeias.

Deve-se realizar o mesmo procedimento para cada um dos três arquivos.

Ao final, o operador estará de posse de seu certificado digital e apto a utilizá-lo quando do acesso aos sistemas.

Cabe ressaltar que o operador deverá executar os passos 1 e 2 sempre que for utilizar seu certificado digital em outro computador, caso o mesmo não esteja configurado para aquele tipo de Token.

5) Como instalar o drive do meu Token?  Voltar para o topo ^

Passo a passo da instalação do driver Safenet

Telas do processo de instalação:

a) Após clicar no link do arquivo, clicar em salvar;

b) Execute o arquivo de instalação (é necessário ter privilégio de administrador do computador);

c) Clique em executar;

d) Clique em Next;

e) Selecione o idioma e clique em Next;

f) Leia o Contrato de Licença e selecione a opção "Aceito o contrato de licença" (I accept the license agreement). Após, clique em Next;

g) Selecione a opção Padrão (Standard) e clique em Next;

h) Clique novamente em Next;

i) Aguarde o processo completo da instalação;

j) Após a instalação o Token estará pronto para utilização. Nesse caso o ícone do software SafeNet estará instalado e aparecerá no canto inferior esquerdo na barra de tarefas.

Passo a passo da instalação do driver ePass

Telas do processo de instalação:

a) Clique no botão "Avançar" da janela de boas-vindas;

b) Se for fazer logon em rede ou VPN** usando o ePass2000 como um cartão inteligente, habilite a opção "Suporte para sistema de smartcard logon em rede ou VPN". Caso contrário não habilite esta opção;

Para continuar, clique no botão "Instalar";

c) Aguarde que o instalador copie para a sua máquina os arquivos necessários para utilizar o ePass2000;

d) Clique no botão "Terminar" para concluir a instalação do software;

e) Após reiniciar o computador, conecte o seu ePass2000 em uma porta USB livre e aguarde que o sistema operacional reconheça este novo hardware.

Durante o processo de reconhecimento do novo hardware o led (luz identificadora do Token) do ePass2000 ficará piscando.

6) Como instalar a cadeia de certificados na minha estação de trabalho?  Voltar para o topo ^

A autenticação por meio do uso do certificado digital precede de instalação da cadeia de certificados da Autoridade Certificadora, no navegador (browser) da estação de trabalho do operador.

A instalação pode ser feita através do sitio da Autoridade Certificadora SERPROACF.

Na tela da Autoridade Certificadora SERPRO, clicar no link Baixar Cadeia, e instalar as três cadeias constantes do grupo "Cadeia de Certificados emitida em 21/11/2011 com Algoritmos SHA2" apresentadas a seguir:

- ACRaiz Brasileira - ICP-Brasilv2;

- Autoridade Certificadora SERPROv3;

- Autoridade Certificadora SERPRO Final v3.

Passo a passo para importação do certificado (Exemplo Internet Explorer)

a) Salve o arquivo;

b) Instale o certificado;

c) Clique em Avançar;

d) Selecione a opção ("Selecionar automaticamente o repositório de certificados conforme o tipo de certificado") e clique em Avançar;

e) Clique em Concluir;

f) Clique em OK;

g) Faça o mesmo procedimento em todos os certificados restantes.

7) Como utilizar o certificado digital para acesso ao sistema?  Voltar para o topo ^

- Insira o token com o seu certificado digital em uma porta USB livre;

- Acesse o site de acesso ao sistema desejado;

- Clique na opção da página para acessar com Certificado Digital;

- Uma janela irá abrir, identificando seu certificado. Clique em "OK".

- Em seguida, insira o PIN que é a senha do seu token. Clique em "Login";

- Pronto! Você está autenticado e já pode trabalhar.

8) Qual a diferença entre Emissão, Reemissão e Renovação?  Voltar para o topo ^

Emissão: solicitação para a primeira emissão de um certificado digital Pessoa Física A3.

Reemissão: solicitação para emissão de um novo certificado digital quando o token foi roubado, furtado, danificado, quebrado, perdido ou esquecimento da senha PIN (TOKEN bloqueado).

Renovação: solicitação para emissão de um novo certificado digital quanto o certificado está vencido ou dentro do período de 90 dias para o vencimento.

9) Como devo proceder para solicitar a Reemissão ou Renovação de certificado digital?  Voltar para o topo ^

Você deverá solicitar ao seu próprio órgão de exercício a reemissão ou renovação do certificado digital para acessar o SIAPE e/ou  Sigac e/ou SIGEPE, pois conforme informado em 08/11/2016 pelo Comunica 557781, considerando o disposto nos Ofícios Circulares nº 300/2016 e nº 468/2016 da Secretaria de Tecnologia da Informação – STI/MP, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – MP adotou uma nova estratégia de operação e execução da certificação digital nos sistemas estruturantes, elegendo um modelo de gestão descentralizado, tendo as Subsecretarias de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), ou órgãos equivalentes, como agentes indutores do processo.

Diante do exposto, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão deixou de custear os certificados digitais dos usuários dos sistemas estruturantes, incluindo o SIAPE e SIGEPE, de outros órgãos a partir de 1º de janeiro de 2017.
 

10) Esqueci a senha do meu token. Como proceder?  Voltar para o topo ^

Quando esquecer a senha, o usuário deverá seguir os procedimentos descritos abaixo:

Se o token é o SAFENET (PRETO).

- Entrar no gerenciador do token: Iniciar, programas, Safenet, ikey, ikeyCliente;

- Clicar no botão Configurar;

- Informar a senha que lembrar, se o programa aceitar a senha, o usuário não precisa desbloquear o token. Caso a senha esteja errada, o usuário deverá tentar acertar a senha até que o PIN (senha do TOKEN) seja bloqueado;

- Após o bloqueio, será exibida uma mensagem: Deseja desbloquear com o PUK (segunda senha cadastrada no dia da certificação)?;

- Escolher 'SIM' e informar PUK e novo PIN. Não sabendo o PUK ou não sendo possível desbloquear, um novo Certificado Digital deverá ser emitido.

Se o token é o GD Starsign (PRETO COM TAMPA PRATA - GOV.BR)

- Entrar no gerenciador do token: Iniciar, Programas, Safesign Standard, Gerenciamento de token;

- Clicar com o botão direito do mouse no token GOVBR;

Selecionar o opção "Desbloquear PIN". Caso esta opção esteja inibida, Clicar na opção

'Analisar Qualidade do Certificado' e digitar o PIN (senha do TOKEN);

- Informar a senha que lembrar, se o programa aceitar a senha, o usuário não precisa desbloquear o token. Caso a senha esteja errada, o usuário deverá tentar acertar a senha até que o PIN seja bloqueado;

- Após o bloqueio, será exibida a opção 'Desbloquear PIN', selecionar a opção;

- Informar o PUK (segunda senha cadastrada no dia da certificação) cadastrado e a nova senha PIN. Não sabendo o PUK ou não sendo possível desbloquear, um novo Certificado Digital deverá ser emitido.

Se o token é o PRONOVA (VERDE), não é possível desbloquear o token, pois o mesmo foi descontinuado e, portanto, um novo Certificado Digital deverá ser emitido.

Caso não seja possível o desbloqueio por um dos métodos acima, você deve solicitar um novo certificado (reemissão).

11) Meu token está bloqueado. Como proceder?  Voltar para o topo ^

Quando bloquear o token (após três tentativas consecutivas com erro de senha), o usuário deverá seguir os procedimentos descritos abaixo:

Se o token é o SAFENET (PRETO)

- Entrar no gerenciador do token: Iniciar, programas, Safenet, ikey, ikeyCliente;

- Clicar no botão Configurar;

- Deseja desbloquear com o PUK (segunda senha cadastrada no dia da certificação)?;

- Escolher 'SIM' e informar PUK e novo PIN. Não sabendo o PUK ou não sendo possível desbloquear, um novo Certificado Digital deverá ser emitido.

Se o token é o GD Starsign (PRETO COM TAMPA PRATA - GOVBR)

- Entrar no gerenciador do token: Iniciar, Programas, Safesign Standard, Gerenciamento de token;

- Clicar com o botão direito do mouse no token GOVBR;

- Selecionar o opção 'Desbloquear PIN'. Caso esta opção esteja inibida, Clicar na opção 'Analisar Qualidade do Certificado' e digitar o PIN (senha do TOKEN);

- Informar a senha que lembrar. Se o programa aceitar a senha, o usuário não precisa desbloquear o token. Caso a senha esteja errada, o usuário deverá tentar acertar a senha até que o PIN seja bloqueado;

- Após o bloqueio, será exibida a opção 'Desbloquear PIN', selecionar a opção;

- Informar o PUK (segunda senha cadastrada no dia da certificação) cadastrado e a nova senha PIN. Não sabendo o PUK ou não sendo possível desbloquear, um novo Certificado Digital deverá ser emitido.

Se o token é o PRONOVA (VERDE), não é possível desbloqueá-lo, pois o mesmo foi descontinuado e, portanto, um novo Certificado Digital deverá ser emitido.

Caso não seja possível o desbloqueio por um dos métodos acima, você deve solicitar um novo certificado (reemissão).

12) Perdi meu token ou meu token foi roubado. Como proceder?  Voltar para o topo ^

As regras da ICP-Brasil determinam que no caso de perda ou roubo do token, o usuário deverá registrar boletim de ocorrência policial e revogar o certificado.

A revogação é feita por meio do sítio do SERPRO.

Visualizar o passo a passo da revogação.

Você deverá solicitar ao seu próprio órgão de exercício a reemissão do certificado digital para acessar o SIAPE e/ou  Sigac e/ou SIGEPE, pois conforme informado em 08/11/2016 pelo Comunica 557781, considerando o disposto nos Ofícios Circulares nº 300/2016 e nº 468/2016 da Secretaria de Tecnologia da Informação – STI/MP, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – MP adotou uma nova estratégia de operação e execução da certificação digital nos sistemas estruturantes, elegendo um modelo de gestão descentralizado, tendo as Subsecretarias de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), ou órgãos equivalentes, como agentes indutores do processo.

Diante do exposto, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão deixou de custear os certificados digitais dos usuários dos sistemas estruturantes, incluindo o SIAPE e SIGEPE, de outros órgãos a partir de 1º de janeiro de 2017.
 

13)  Token não funciona. Como proceder?  Voltar para o topo ^

Caso o token não funcione quando inserido na porta USB do computador, devem ser executados os seguintes passos:

- Retirar o token e inseri-lo em outra porta USB;

- Verificar se o driver do token está instalado;

- Testar o token em outro computador;

- Buscar suporte da área de informática do órgão ou entidade;

- Caso o Token continue não funcionando, o usuário deverá contatar o número 08009782328.

14) Minha habilitação no sistema foi excluída devido a modificações no meu cadastro. Como proceder? Voltar para o topo ^

Não há necessidade de obter um novo certificado digital (token).

Nesse caso, o usuário deve solicitar ao Gestor de Acesso Setorial (cadastrador parcial) uma nova habilitação.

15) O sistema apresenta mensagem alertando do vencimento do certificado digital. Como proceder?  Voltar para o topo ^

 

Você deverá solicitar ao seu próprio órgão de exercício a reemissão do certificado digital para acessar o SIAPE e/ou  Sigac e/ou SIGEPE, pois conforme informado em 08/11/2016 pelo Comunica 557781, considerando o disposto nos Ofícios Circulares nº 300/2016 e nº 468/2016 da Secretaria de Tecnologia da Informação – STI/MP, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – MP adotou uma nova estratégia de operação e execução da certificação digital nos sistemas estruturantes, elegendo um modelo de gestão descentralizado, tendo as Subsecretarias de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), ou órgãos equivalentes, como agentes indutores do processo.

 

Diante do exposto, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão deixou de custear os certificados digitais dos usuários dos sistemas estruturantes, incluindo o SIAPE e SIGEPE, de outros órgãos a partir de 1º de janeiro de 2017.
 

16) Recebi um e-mail informando sobre a expiração do certificado. Como proceder?  Voltar para o topo ^

O modelo do e-mail que o usuário deve receber da Autoridade de Registro (AR) é o seguinte:

===============================================================
subject: Autoridade Certificadora Autoridade Certificadora do SERPRO Final v3: Expiracao de (NOME DO USUÁIIO) (NÚMERO DO TOKEN)
date: XX/XX/201X HORA:MINUTO:SEGUNDO

Prezado Usuário,
Seu certificado irá expirar.
ID = 0123456789101112

CN = (NOME DO OPERADOR)
Data de aprovação = XX/XX/201X HORA:MINUTO:SEGUNDO
Email = XXX.YYY@ZZZ.GOV.BR
Qualquer dúvida favor procurar o Agente de Registro (AR) responsável pela aprovação do certificado digital.
Cordialmente,
Autoridade Certificadora SERPRO
===============================================================

Você deverá solicitar ao seu próprio órgão de exercício a reemissão do certificado digital para acessar o SIAPE e/ou  Sigac e/ou SIGEPE, pois conforme informado em 08/11/2016 pelo Comunica 557781, considerando o disposto nos Ofícios Circulares nº 300/2016 e nº 468/2016 da Secretaria de Tecnologia da Informação – STI/MP, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – MP adotou uma nova estratégia de operação e execução da certificação digital nos sistemas estruturantes, elegendo um modelo de gestão descentralizado, tendo as Subsecretarias de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), ou órgãos equivalentes, como agentes indutores do processo.

Diante do exposto, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão deixou de custear os certificados digitais dos usuários dos sistemas estruturantes, incluindo o SIAPE e SIGEPE, de outros órgãos a partir de 1º de janeiro de 2017.
 

17) Meu certificado digital (token) não é identificado pelo navegador. Como proceder?  Voltar para o topo ^

- Caso o navegador não reconheça o certificado digital e o usuário receba a mensagem "Foi identificado um problema no Certificado Digital utilizado", deve ser feita a exclusão do histórico de navegação (Arquivos de internet temporários e cookies);

- Caso o problema persista, recomendamos utilizar outro navegador;

- Caso persista o erro, buscar suporte da área de informática do órgão ou entidade.

18) Como solicitar a revogação do meu certificado digital?  Voltar para o topo ^

A revogação do certificado digital deve ser realizada, entre outros, nos casos de perda ou roubo do token.

A solicitação da  revogação deve ser realizada através dos seguintes passos:

a) Acessar o sítio da Autoridade Certificadora SERPROACF;

b) No canto esquerdo da tela selecionar a opção "Revogar com Frase Senha";

c) Na tela seguinte informar o Número de Referência e a frase senha

O número de referência pode ser encontrado no termo de titularidade recebido pelo operador, quando do recebimento do certificado digital pela AR.

A frase senha é gerada juntamente com o PIN (senha do certificado digital) também quando do recebimento do certificado pela AR;

d) Após digitar os dados clicar em continuar para proceder à revogação do certificado.

19) Navegadores para utilização do Token
Os únicos navegadores em que o Token vai funcionar corretamente é no Mozilla Firefox até a versão 45.0 e o Internet Explorer. 

20) Versão JAVA para utilização do Token
O JAVA deverá ser obrigatoriamente 32 bits e de preferência a versão 7u79.

21)Instrução para uso de certificado Digital no Mozilla Firefox (versão 45.0)

REALIZAR AS INSTRUÇÕES ABAIXO SOMENTE APÓS A INSTALAÇÃO DOS DRIVERS
ABRIR AS OPÇÕES DO MENU FERRAMENTAS 
- Com o Firefox aberto, clique no menu Ferramentas, Opções
- Selecione a opção Avançado. Navegue até a guia Certificados e clique no botão Dispositivos de segurança.
- Na janela do Gerenciador de dispositivos que abrir, verifique se está listado o correspondente ao seu cartão ou token, não estando clique no botão Carregar e siga as instruções abaixo referentes ao seu dispositivo.

PARA INSTALAR O MÓDULO DO CARTÃO SAFESIGN 
- Após clicar no botão Carregar, digite o nome do módulo como “Safesign”.
- Digite o nome do arquivo do módulo como: “aetpkss1.dll”. 
- Com o módulo localizado, clique no botão OK.
- Pronto, o dispositivo e seu módulo estão carregados, reinicie o navegador.

18 - Operador: Acesso via HOD - Emulador de Terminal

 

 

1) O emulador de terminal não executa na minha estação de trabalho.

 

No caso de problemas com o Java, recomendamos verificar nas configurações do navegador se o Java está corretamente habilitado no mesmo (Configurações de Complementos) ou buscar suporte da área de informática do órgão ou entidade.

 

Outra forma de tentativa de solução do problema é proceder conforme os passos abaixo:

 

  • Acessar o Painel de Controle;
  • Clicar na opção JAVA;
  • Selecionar a aba Avançado ou Advanced, caso o sistema operacional esteja em inglês;
  • Clicar no + da opção Java Plug-in;
  • Desmarcar a opção "Habilitar o plug-in Java de última geração (é necessário reiniciar o navegador" ou "Enable the next-generation Java Plug-in (requires browser restart)", caso o sistema operacional esteja em inglês;
  • Clicar em "Ok";
  • Fechar e reabrir o navegador.

 

 

 

Abaixo segue a tela com a exemplificação:

 

 

Observação: podem haver variações de funções de acordo com o sistema operacional. Em caso de dúvidas, buscar suporte da área de informática do órgão ou entidade.

 

 

 

2) Recebi mensagem de erro ao conectar com o servidor/host HOD.

 

O Emulador HOD Público foi atualizado para a versão 11.06. Caso durante ou após o processo de download da nova versão o Emulador apresente algum erro (Ex: "Falha ao conectar com o servidor/host 161.148.40.200 e à porta 23000., COMM657.), faça a remoção do emulador conforme os procedimentos do Capítulo 5 do Manual do Usuário e em seguida tente um novo acesso para reinstalar o Emulador".

 

1º PASSO:

 

Acessar o referido capítulo 5 do Manual do usuário, no seguinte endereço: http://acesso.serpro.gov.br/HOD10/manual09.html#5.

 

2º PASSO:

 

Efetuar os procedimentos conforme descritos no Manual, sendo:

 

  • Remover os arquivos baixados e instalados do HOD10;
  • Acessar o Painel de Controle (Para sistemas operacionais Windows), opção Java e excluir todos as applets do HOD 10 que estão no cache do Java Plug-in. Será necessário abrir o "Java Control Panel";
  • Fechar o Navegador;
  • Abrir o navegador e acessar o endereço http://acesso.serpro.gov.br;
  • Acessar a opção: "Acesso ao HOD";
  • Acessar utilizando CPF e senha;
  • Confirmar a instalação da nova versão do HOD. Caso o sistema apresente lentidão ou alguma mensagem de erro, deve-se reiniciar o navegador.

 

 

 

3º PASSO:

 

Após a conclusão da instalação, será apresentada a tela com o HOD para acesso ao SIAPE.

 

Nesse caso, o usuário estará apto a acessar o Sistema SIAPE, via HOD.

 

É importante que o bloqueador de pop-up esteja liberado para todos os endereços do domínio "serpro.gov.br".

 

 

19 - Órgão: Integração via WebServices - SIAPE

 

O objetivo do Web Service SIAPE é possibilitar o acesso, em tempo real, por parte dos Sistemas Autorizados, aos dados dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, que recebem seus pagamentos pelo SIAPE, utilizando um serviço disponível na Internet, denominado Web Service. 

 

O Web Service SIAPE foi projetado apenas para consultas pontuais, não suportando extrações de dados.

 

Ambiente de homologação:
http://hom1.siapenet.gov.br/WSSiapenet/services/ConsultaSIAPE?wsdl

 

Ambiente de produção:
https://www1.siapenet.gov.br/WSSiapenet/services/ConsultaSIAPE?wsdl

 

Acesse aqui o manual técnico e formulário de solicitação:
http://catalogo.governoeletronico.gov.br/arquivos/Documentos/WS_SIAPE_NIVEL_ORGAO_MAIO_2015.zip

 

O formulário deve ser encaminhado para sgp.desis@planejamento.gov.br.

 

 

 

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Pró-Reitoria de Planejamento - PROPLAN 
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